sábado, 28 de março de 2015

Bispo pode ser destituído no Chile

ACOBERTOU PEDÓFILOS

28.03.2015

Image-0-Artigo-1823833-1
Católicos chilenos protestaram em uma igreja local contra nomeação de Juan Barros
FOTO: REUTERS
Cidade do Vaticano. Representantes da comissão vaticana contra abusos sexuais, criada pelo papa Francisco I, pediram que o pontífice destitua o bispo chileno Juan Barros, recém-nomeado para o cargo, por ter se envolvido no acobertamento de abusos sexuais, informaram, ontem, fontes religiosas.
Os integrantes da comissão demonstraram preocupação com o fato de Barros ter assumido o posto de bispo de Osorno, no último sábado (21). No mesmo dia, católicos chilenos se reuniram em uma igreja da cidade para protestar contra a nomeação do sacerdote.
Segundo a agência de notícias católica National Catholic Reporter, sediada nos EUA, a maior parte dos membros da comissão considera a possibilidade de viajar a Roma para conversar sobre o caso com o papa, que, no início do pontificado, prometeu "tolerância zero" em relação à presença desses atos preocupantes no seio da Igreja Católica.
Questionada sobre o caso, a assessoria de imprensa do Vaticano se negou a responder. A nomeação de Barros é contestada pelo envolvimento com o sacerdote Fernando Karadima, influente na formação de bispos, declarado culpado por abusos sexuais, em 2011.
A comissão de especialistas tem encontro programado para outubro. Em decorrência da última reunião do órgão, em fevereiro, foi recomendado que se evite a nomeação de pessoas envolvidas com abusos sexuais para cargos de chefia.
FONTE: DIÁRIO DO NORDESTE

Nenhum comentário: