quinta-feira, 5 de março de 2015

Aplicativos mudam rotina de taxistas e passageiros

DESLOCAMENTO

05.03.2015

Sem intermédio de cooperativas, população tem acesso ao transporte com apenas um clique

Image-0-Artigo-1809512-1
De acordo com taxistas, no fim do mês, os lucros chegam a aumentar até 20% e alguns já estão abandonando as cooperativas. Como reação, já existem empresas criando ferramentas com serviços semelhantes
FOTO: LUCAS DE MENEZES
Praticidade e rapidez para o usuário, lucro e autonomia para o taxista. Desde o ano passado, quando surgiram os primeiros aplicativos de celular e tablet para pedido de táxi, a rotina dos passageiros mudou em Fortaleza. Tornou-se possível ter acesso ao transporte com apenas um clique, sem intermédio de empresas ou cooperativas. Diante do cenário promissor, profissionais passaram a investir no novo sistema e, hoje, os programas estão mais que consolidados na Capital. Dos 4.392 taxistas que atuam na cidade, mais da metade está conectada a pelo menos um aplicativo, e a adesão cresce a cada dia.
Os dados são das empresas Easy Taxi e 99Taxis, as duas mais populares no País. Ambas desenvolveram aplicativos (ou apps) gratuitos que, a partir da localização geográfica do usuário, identificam e acionam os taxistas mais próximos. Outras facilidades acompanham o pacote. É possível ver o trajeto do profissional até a chegada, comunicar-se diretamente com o motorista por telefone, pagar utilizando cartão de crédito e, ao final, avaliar o serviço.

Tanta conveniência conquistou os fortalezenses em pouco tempo. Antiga adepta do rádio-taxi, a professora Soraya Silva conheceu os aplicativos pouco depois do lançamento. Depois de utilizar a tecnologia por diversas vezes, não tem dúvida: é a melhor forma de contratar o serviço. "Eles são mais seguros e, às vezes, bem mais rápidos do que esperar um taxista na rua ou ligar para um rádio-táxi. E, como os aplicativos não são restritos às cooperativas, você tem mais opções de carros para atender o seu chamado", afirma.
Com a maior procura, cada vez mais taxistas aderiram aos apps. O Easy Taxy, por exemplo, começou a atuar em Fortaleza em 2013 e, atualmente, conta com 55% da frota de táxis da cidade cadastrada. Nos últimos quatro meses, segundo a empresa, os registros cresceram 15%. A 99Taxis, também presente em Fortaleza desde o ano passado, já agrega cerca de 2 mil profissionais, quase metade do total. Do início das atividades até agora, o aumento da adesão foi de 180%. Por mês, são realizadas uma média de 25 mil corridas por meio do aplicativo.
Autonomia
Para os taxistas, os apps significam mais lucro, flexibilidade e autonomia. O taxista Jonas da Costa Rodrigues ainda é novato na tecnologia. Aderiu há cerca de cinco meses, mas já percebe resultados. "Decidi entrar porque trabalhava nos radiotáxis e vi muitas pessoas que eram clientes migrando para o aplicativo. Achei que estava perdendo e resolvi ir em busca deles", afirma o profissional.
De acordo com ele, com os aplicativos, os ganhos no fim do mês tiveram um salto de 20%. Só não é maior porque nem todos os passageiros conhecem os programas.
"Quem chama mais é o pessoal de áreas como Aldeota, Meireles. Nas periferias, o pessoal ainda não tem esse costume. Mas, mesmo assim, melhorou bastante para a gente. Conheço outros taxistas que deixaram as cooperativas e estão trabalhando só com os aplicativos", destacou Jonas.
Concorrência
A concorrência com as cooperativas se tornou tão forte que as centrais estão começando a desenvolver as próprias ferramentas. A Capital Táxi foi a pioneira e criou o Way Capital Taxi, serviço com funções semelhantes. O aplicativo, no entanto, fica restrito aos profissionais filiados à empresa.
O Sindicato dos Taxistas do Estado do Ceará (Sinditáxi) diz não ser contra os apps, mas defende que haja regulamentação da tecnologia. "O que nós queremos é que eles sejam regulamentados perante o poder municipal para poder dar mais credibilidade ao transporte e mais segurança para quem usa", afirma Vicente de Paula Oliveira, presidente da entidade.
Saiba mais
Onde baixar?
Easy Taxi
99Taxis
É pago?
Não, os três aplicativos são gratuitos.
Como funciona?
O usuário deve, primeiramente, se cadastrar no aplicativo, com nome, e-mail e telefone. Na hora de pedir o táxi, o app reconhecerá a localização via GPS.
É seguro?
Para fazer parte das empresas de aplicativos, os taxistas precisam apresentar licença do táxi e licença profissional, dados do veículo e foto. Será feita uma análise dos documentos antes da aceitação.
Qual é a forma de pagamento?
Dependendo do aplicativo, é possível pagar à vista, por cartão de crédito ou débito na máquina.
Vanessa Madeira
Repórter


FONTE: DN

Nenhum comentário: