sábado, 28 de março de 2015

Aneel anuncia bandeira vermelha para abril

ENERGIA

Especialistas do setor - e técnicos do próprio governo - acreditam que essa cor dificilmente irá mudar ao longo do ano

O consumidor terá de enfrentar mais um mês de tarifas altas no setor de energia elétrica. A conta de luz do mês de abril, segundo foi divulgado nesta sexta-feira (27) pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), será acrescida de R$ 5,50 a cada 100 kilowatt-hora (kWh) consumidos.
Trata-se da aplicação do sistema de bandeiras tarifárias, que está em vigor desde janeiro. Para abril, a cor da bandeira novamente será a vermelha, como já ocorreu em janeiro e fevereiro. Especialistas do setor - e técnicos do próprio governo - acreditam que essa cor dificilmente irá mudar ao longo do ano.
Isso ocorre porque a bandeira tarifária serve justamente para repassar ao consumidor o uso intenso das usinas térmicas, que são mais caras que as hidrelétricas.
Se esse uso estivesse sendo moderado, a bandeira seria amarela, e o aumento, de R$ 2,50 a cada 100 kWh consumidos. Caso não houvesse uso de térmicas, ou se ele fosse pequeno, a bandeira seria verde, sem aumento de custo para o consumidor. Com a falta de chuvas e baixo nível dos reservatórios das usinas, porém, todas as térmicas disponíveis no país estão sendo usadas.
Até o ano passado, as distribuidoras assumiam essa despesa e repassavam para o consumidor, de uma vez, no momento do reajuste anual das tarifas.
Como o uso dessas geradoras se intensificou e o gasto subiu além do habitual, as distribuidoras deixaram de ter condições de fazer esse adiantamento, porque o grande desembolso começou a prejudicar o caixa dessas empresas.
Mensalmente a Aneel divulga a cor da próxima bandeira que será aplicada. As distribuidoras de energia também são obrigadas a estampar a informação nas contas de luz enviadas para os consumidores.

FONTE: DIÁRIO DO NORDESTE

Nenhum comentário: