quarta-feira, 4 de março de 2015

Academia considera voltar a ter 5 indicações ao Oscar de melhor filme

CINEMA

Folhapress | 13h00 | 04.03.2015

Fatia relevante do número de associados acredita que o aumento de indicações não surtiu o efeito desejado, de alavancar a audiência da cerimônia

Oscar
O Oscar de melhor filme em 2015 foi para 'Birdman' do diretor Alejandro Gonzáles Iñárritu, com Michael Keaton como protagonista
FOTO: DIVULGAÇÃO
Academia de Artes e Ciências Cinematográficas deve voltar a indicar apenas 5 produções ao Oscar de melhor filme, segundo informações da revista "The Hollywood Reporter". No modelo atual, adotado desde 2009, até 10 longas podem disputar a estatueta.
A resolução será divulgada após um encontro dos membros da organização, marcado para 24 de março. Estima-se que uma fatia importante da academia - cerca de 6.000 associados, segundo a publicação - apoiem a diminuição da lista de indicados. 
A mudança das regras foi motivada pela exclusão de "Batman - O Cavaleiro das Trevas" entre os melhores filmes daquele ano. Membros da academia argumentaram a favor da ampliação da lista com o objetivo de satisfazer o público e incluir produções com maior apelo popular, numa tentativa de aumentar a audiência da cerimônia.
Para grande parte dos membros da academia, porém, a estratégia não funcionou: a lista com mais filmes teria diminuído o prestígio da indicação sem que a audiência da cerimônia na TV tivesse aumentado. Os índices de audiência do Oscar 2015 foram 15% menores do que em 2014.
FONTE: DN

Nenhum comentário: