sábado, 28 de fevereiro de 2015

Dedo sem impressão digital tem causa genética

Publicado por: 
Ponta dos dedos sem impressões digitais pode ser causado por um gene

Cientistas da Universidade de Tel Aviv, em Israel, descobriram um gene responsável por causar uma doença que deixa os dedos do portador sem impressões digitais. O estudo foi divulgado na publicação científica “American Journal of Human Genetics”.

Apenas 4 famílias no mundo foram diagnosticadas com a doença. Um caso que chamou a atenção da comunidade médica ocorreu quando uma suíça tentou entrar nos Estados Unidos, mas precisou de muito tempo para explicar aos oficiais da alfândega que não possuía impressões digitais. Seria mais uma integrante das doenças estranhas?

dedo sem impressão digital
Impressões digitais são marcas exclusivas de cada pessoa ou gêmeos idênticos
A doença é causada por uma alteração no gene SMARCAD 1, responsável pelo desenvolvimento das impressões digitais. Ele foi descoberto após um estudo coordenado por Eli Sprecher, da Faculdade de Medicina da universidade, que trabalhou com a família da suíça que teve problemas para entrar nos Estados Unidos. Nove parentes da moça também não apresentavam impressões digitais.

As impressões digitais são formadas 24 semanas após a fertilização e não mudam durante a vida da pessoa. Elas são únicas para cada pessoa ou para cada par de gêmeos idênticos. Por serem exclusivas, são utilizadas para a detecção de crimes e para controle em viagens internacionais.

LEIA MAIS

FONTE:
SAÚDE COM CIÊNCIA

Nenhum comentário: